O aumento da complexidade nas operações logísticas portuárias exige soluções inovadoras e baseadas em dados. Este projeto, conduzido no âmbito do CILIP/USP, visa modelar e simular o fluxo de descarga de petróleo via operações do tipo Ship-to-Ship (STS), considerando variáveis operacionais, ambientais e logísticas. A iniciativa é estratégica para aprimorar a tomada de decisão e aumentar a eficiência do sistema de transferência marítima.
Objetivos do Projeto
- Mapear todas as etapas operacionais da descarga STS.
- Identificar e estruturar dados, indicadores e restrições que influenciam as operações.
- Simular diferentes cenários para analisar gargalos, tempo de fila, produtividade e utilização de recursos.
- Avaliar o impacto de fatores como maré, condições atmosféricas, disponibilidade de rebocadores e janelas operacionais.
- Apoiar o planejamento operacional com base em modelos conceituais realistas e replicáveis.
Metodologia e Escopo
A modelagem foi baseada em 25 etapas operacionais detalhadas que abrangem desde a chegada dos navios até a liberação do sistema para a próxima operação. Os modais considerados foram marítimos, com foco na descarga de petróleo de navios doadores (TU) para navios receptores (TO). A simulação contemplou um período de 1 ano.
A metodologia incluiu:
- Coleta de dados realistas sobre frota, demanda, tempo de fila e operação;
- Identificação de indicadores-chave (como tempos médios de percurso, atracação, espera e operação);
- Levantamento de restrições (condições meteorológicas, maré, número de navios no canal, etc.);
- Modelagem conceitual por etapas e simulação baseada em eventos discretos.
Principais resultados obtidos
- Mapeamento completo das etapas operacionais do STS.
- Identificação dos principais gargalos, como indisponibilidade de rebocadores, janelas operacionais restritas e condições de maré.
- Criação de uma base de dados parametrizada com indicadores e restrições operacionais.
- Simulações demonstraram o impacto de alterações nos recursos e condições ambientais sobre o tempo total de operação.
Veja a dinâmica da operação modelada em nossa simulação desenvolvida no AnyLogic:
Resultados Satisfatórios
A modelagem permitiu visualizar com clareza o comportamento do sistema em diferentes situações, oferecendo insumos para:
- Otimização da alocação de rebocadores.
- Redução do tempo de fila por meio de melhorias no agendamento.
- Avaliação de políticas operacionais mais flexíveis conforme os cenários climáticos e de maré.
- Propostas para aumento da produtividade média e redução dos tempos de inatividade.
FAQ – Perguntas Frequentes
É uma transferência de carga entre dois navios, normalmente realizada em mar aberto ou fundeio, sem a necessidade de atracação em cais.
Permite entender as variáveis que influenciam a eficiência do sistema, facilitando a tomada de decisões estratégicas e operacionais.
Dados sobre demanda de navios, condições de maré, meteorologia, tempos de atracação, disponibilidade de rebocadores, entre outros.
Sim, o modelo conceitual é flexível e pode ser adaptado para diferentes contextos portuários.
👉 Este projeto é um exemplo do compromisso do CILIP com a inovação e excelência em logística portuária. Se você tem interesse em conhecer mais soluções desenvolvidas pelo nosso centro ou deseja parcerias estratégicas para projetos aplicados, entre em contato conosco e acompanhe nossas atualizações.